quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Gripe????????


Hoje vou contar uma anedota... Não! Hoje vou contar um episódio da minha vida - que mais parece uma anedota... Não! Hoje vou contar como andamos todos nesta anedota...

Ontem, a meio da tarde, ligaram do Colégio da Teresa: "a menina tem febre"!!! Antigamente davam-lhe o antipirético e só me diziam quando a fosse buscar... Agora existem os "planos de contingência" nas escolas, nos serviços, nas igrejas, etc. Por isso a Teresa estava na secretaria "isolada" como convém... Até aqui tudo bem - que é a saúde de 300 crianças que está em jogo.
Chegando a casa agarrei-me ao computador para criar o meu "plano de contingência" familiar (uma vez que o pai também está constipado e pela idade é considerado um grupo de risco).
1º passo - ligar para a linha Saúde 24 - 808242424. Tudo bem. Se deseja informações sobre a gripe prima a tecla 1. Se está doente, aguarde pelo atendimento... La la la la... música clássica.... eu até gosto... mas a pagar???? Sim, descobri que o meu saldo baixou (penso que pouco, mas não sei precisar).
Agora a parte gira - sabem quanto tempo tentei ligar para a famigerada linha? 2 horas!!! Esgotei a bateria do telefone, liguei-o à corrente e ouvi muuuuuuuita música!
2º passo - foram criados nalgumas localidades (em Leiria, p.e.) os SAG - Serviço de Atendimento à Gripe, que funciona diariamente das 8 às 20, com um médico e uma enfermeira. Em Leiria o serviço foi aberto nas instalações dos SLAT - longe do Centro de Saúde e do Hospital. Eu pensei que o local tinha sido escolhido propositadamente para afastar os presumíveis infectados dos outros doentes - mais susceptíveis de contágio... Pensei...
Às 9H00 da manhã lá estava a família para ser consultada... O pai tossindo, a filha ardendo em febre e a mãe tentando manter a calma e a descontracção que são seus apanágios.
E lá estava o desinfectante para as mãos e o dispensador de máscaras e o pessoal devidamente "mascarado" e "entoucado" e esterilizado.
Primeiro foi o pai e passado um minuto saíu em pânico - "temos que levar a menina daqui para fora, que pode apanhar a gripe!" - "mas eu não sei se ela JÁ tem a gripe" "foi a médica que disse" "então vou falar com a médica!!
Ah, pois é....A senhora devia ter ido com ela ao médico de família... aqui ela pode apanhar o vírus...
Desculpe, Dra., os procedimentos não dizem isso...
Pois... e demorou longos minutos a ler o que eu penso que seja um "manual de como atender doentes no SAG"
E então perguntou (finalmente!!!!) - que sintomas tem? - Só febre, dra..., e penso que uma amigdalite... mas, percebe... no colégio têm medo... e é preciso ter cuidado...
Pois... isto vai ser mesmo muito complicado... as pessoas não deviam vir aqui...
Enquanto isso a enfermeira lutava com um termómetro de meter na orelha que não funcionava, mas que era o único que ela encontrou (assim como a balança - que tinha as pilhas gastas e não sabiam de outras)...
Não vou continuar com isto...
Para anedota, já está comprida... Acho que a Teresa tem uma amigdalite.
E eu? Tenho medo que um dia haja mesmo uma epidemia de qualquer coisa (que não incompetentes) neste País!!!!!!!

FUI!!!!!

12 comentários:

Teresa disse...

Tininha, my dear!

Esses procedimentos na escolinha da Teresinha são obrigatórios. A DRE obriga todos os estabelecimentos de ensino a ter um plano de prevenção e de alerta.

O que correu mal nisso não esteve relacionado com o plano de prevenção, mas com aspectos relacionados com o quotidiano dos nossos serviços públicos de saúde. Com ameaça ou sem de gripe A, a balança não iria funcionar, o termómetro não seria melhor, blá blá blá...

ehehehe

O habitual! :)

Melhoras para a Teresinha querida! :)

Beijoca para si, my dearrrrrrrrrr!! :)))

Anónimo disse...

O plano, instituído pelas altas e competentes autoridades sanitárias de que o País dispõe (a sério?) é para ser cumprido.
Os doentes fazem o que lhes é solicitado, os clínicos farão o que lhes é exigido.

Não funcionou a linha Saúde 24 (a ministra já tinha reconhecido), não funcionou o SAG (gosto das siglas).
De nada vale saber a razão porque falhou, por exemplo, o termómetro, ou a balança, ou o raio que os parta.

A "Ovinho" (olá "encomenda") fala na DRE. Suponho que queira dizer Direcção Regional de Saúde.
Ao que parece, terá sido implementado um plano de prevenção e alerta.
Que não funciona adequadamente.
Por que razão a Teresa (é só um exemplo) foi isolada na secretaria?
Disseram aos trabalhadores para largar o trabalho mais cedo, por necessidades logísticas?

À Albertina valeu a música.
Ao esposo, a certeza de que estava quase em pânico, porque ali podia apanhar a gripe.

Além de que me dá uma enorme sensação de nojo quando alguém diz errada e inoportunamente, "... Pois... isto vai ser mesmo muito complicado... as pessoas não deviam vir aqui...

Votos de melhoras.
(Espero que a Albertina tenha dado ao esposo um calmante, já que o mesmo ficou à beira de um ataque de nervos).

Com que então música clássica?
Not to bad...

Teresa disse...

Perseguidor!! (eu dou-lhe a encomenda, douuuuuuuuuuuu!!!) ehehe

Com DRE eu queria dizer Direcção Regional de Educação. A DRE exige que todos os estabelecimentos de ensino tenham um Plano de Contigência com procedimentos.


Efectivamente, na escola da Teresinha não percebi por que motivo vão para a secretaria! No meu plano de contingência está definido que levamos os alunos para uma sala de isolamento, preparada recentemente para o efeito.
Tenho esperança que se tenham certificado antes da imunidade das funcionárias do local!! ehehe

Quanto ao resto, tal como eu disse e o "Perseguidor" também, sistema nacional de saúde: mais do mesmo! :D

Beijosssssssssssss

bom fds! :)

To e Li disse...

Eu nem digo nada,
Atchimmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Elvira Carvalho disse...

Meses atrás com um problema de saúde do meu pai para pedir aconselhamento liguei a linha de saúde. Levei 1,35 h para ser atendida. Depois não sabiam e disseram-me que iam ligar não sei para onde uma médica para eu aguardar, Depois de mais 20 minutos voltaram que a médica também não sabia, que iam ligar para a unidade oncológica, para não desligar, e depois de quase mais meia hora de espera, mandaram-me levar o meu pai para as urgências do hospital... Tudo porque o médico no hospital de Almada lhe tinha receitado um novo medicamento e não nos explicou se era para reforçar o anterior ou para suspender o anterior e quando eu cheguei da farmácia e vi que o principio activo era o mesmo fiquei na dúvida.
Como vê a linha já não funcionava antes da gripe...
Um abraço e as melhoras aos doentinhos.

candongueiro disse...

Coitadinha da minha sobrinhita... doente e a mãe desnaturada a brincar com ela... hehege tchiiiimmmmm...

kiss

paula disse...

COmo diz o ovinho o procedimento da escola tem k ser esse...
Na minha escola não há a sala de isolamento pk n temos salas suficientes...tou mm a ver o k vai ser montarem uma tenda de campanha no meio do patio( que já é pequeno para os miudos...). è uma vergonha o estado em que o país está gastou-se tanto dinheiro em estadios... e depois n tem dinheiro para contratar pessoal nem para comprar material hospitalar...Para já n falar na incompetencia de alguns profissionais de saude...
no verão fui a uma farmacia no norte.Quando entrei estava uma sra que por sinal era emigrante que dizia á sra da Farmacia:
- Estou com gripe, tenho febre, muitas dores no corpo, preciso que me dÊ algo bem forte pk amanhã vou fazer uma viagem bem grande...
A boa da sra vendeu -lhe uns medicamentos. Quando chegou à minha vez perguntei a sra n devia ter encaminhado para a saude 24...
Ela ficou muito aflita, foi imediatamente desinfectar as mãos e respondeu-me:
- AH! Esqueci-me....

paula disse...

AS melhoras da princesa!!!

Elvira Carvalho disse...

E a princesa está melhor?
Espero e desejo que sim.
Um abraço

Anónimo disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Direcção-Geral de Educação...

Vou procurar!

:):):)

Obrigado "encomenda"

Anónimo disse...

PERSEGUIDORRRRRRRRRRRRRRR!!

Boa encomenda me está a sair a mim vossa excelência!!

DRE não é Direcção Geral de Educação!!!

DIRECÇÃO REGIONAL.... REGIONALLLLLLLL... DE EDUCAÇÃO!!

DRE!!!!

E não DGR!!!

DREEEEEEEEEEEE!!!!

ihihiihih

D


R


E

DRE! :)))))))))))

ihihihiih

Valeu pela gargalhada!! :D

beijosssssssss

ovinho*

A Magia da Noite disse...

um dia algo terá de haver.