quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Crise de Identidade (ou de idade?)


Tive a sorte de ter uns pais excepcionais. A minha mãe escreve, pinta, canta, o meu pai é um comunicador nato, também bom pintor. Na infância, quando alguém se referia a mim era: "a filha da Milú e do Reinaldo". Por vezes era "a irmã do Naldito", aquele meu irmão fabuloso que canta, compõe, escreve...

Quando casei (da primeira vez com um jogador de futebol), passei a ser "a mulher do N." e da segunda "a mulher do J.". Até fui "a nora do F." por ter um sogro conhecido no burgo.

Mais tarde, com as filhas, fiquei-me como "a mãe da Ana", "a mãe da Mariana" (meninas de rara popularidade e simpatia)...

E assim tem continuado...

Faltam 4 meses para fazer 50 anos e ando à procura da minha identidade!

Nasceu, neste blog, uma brincadeira que me tem divertido muito, mas que e tem obrigado a pensar: eu não sei onde estou colocada nesta vida!

Tenho amigas que me juntam ao "clube das tias" quando ainda me sinto "sobrinha"...

Sinto a sabedoria deste quase meio século a juntar-me a gente (da minha idade) para trocar experiências, mas ao mesmo tempo sinto a irreverência de uma adolescente sempre com vontade de dizer baboseiras, por mais sério que seja o momento...

Gostava de publicar só coisas sérias e profundas (pois é assim que sinto quase sempre), mas sou estranhamente impelida (não sei porque forças) a brincar com tudo e com todos...

Gostava de ter um catálogo de bons conselhos para dar a quem precisa - especialmente às minhas filhas - mas sinto-me tão próxima delas que lhes percebo as loucuras, sinto-lhes os dramas, comungo as mesmas dores e a mesma vontade de fazer loucuras...

Por isso pergunto (e espero ter algumas respostas):

- Quando (qual a altura precisa) se deixa de ser "sobrinha" e se passa a "tia"?

- Quando se deixa de ser "filha" ou "irmã" ou "mulher" ou "mãe" de alguém, e se passa a ser simplesmente "alguém"?

- Será isto uma crise de identidade ou de idade?

- Isto faz chorar ou rir?


37 comentários:

Antunes Ferreira disse...

LISBOA - PORTUGAL

Olá Minina!

Cinquenta anos? Nada. Já os fiz há 16/17... E não me arrependo. Tens todo o direito de buscar a tua identidade. A idade - não conta.

Cheguei a este blogue através de outros que costumo visitar e neles postar comentários. Cheguei, vi e… gostei. Está bem feito, está comunicativo, está agradável, está bonito – e está bem escrito. Esta é uma deformação profissional de um jornalista e dizem que escritor a caminho dos 67…, mas que continua bem-disposto, alegre, piadista, gozão, e – vivo.

Só uma anotaçãozinha: Durante 16 anos trabalhei no Diário de Notícias, o mais importante de Portugal, onde cheguei a Chefe da Redacção – sem motivo justificativo… pelo menos que eu desse com isso… E acabo de publicar – vejam lá para o que me deu a «provecta» idade… - o me(a)u primeiro livro de ficção «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola (1966/68) em que, bem contra vontade, infelizmente participei como oficial miliciano.

Muito prazer me darás se quiseres visitar o meu blogue e nele deixar comentários. E enviar-me colaboração. Basta um imeile / imilio (criações minhas e preciosas…) e já está. E se o quiseres divulgar a Amiga(o)s, ainda melhor. Tanto o blogue, como o imeile, tá? Muito obrigado

www.travessadoferreira.blogspot.com
ferreihenrique@gmail.com

Estou a implementar e desenvolver o projecto que tenho para o meu www.travessadoferreira.blogspot.com e que é conferir ao meu/vosso/NOSSO blogue a característica de PONTO DE ENCONTRO entre os Países fraternalmente ligados – Portugal e Brasil. E outros PALOP e etc…
Se me enviares o teu IMEILE, poderei enviar-te «coisas» que ache interessantes. Se, porém, não as quiseres, diz-me que eu paro logo. Sou muito bem-mandado (a minha mulher que o diga…) e muito obediente (cf. parênteses anterior). Abrações e queijinhos, convenientemente repartidos e distribuídos

– Desculpa por este comentário ser tão comprido e chato. Como a espada do D. Afonso Henriques…
- Já conheces o me(a)u «Morte na Picada» que acima menciono? Há quem diga que é muito bom. E até que é o melhor que se escreveu em Portugal sobre o tema. Dizem… Obviamente que não sou eu a dizê-lo… Só faltava… E também há quem tenha escrito que é SANGUE & SEXO… Malandrecos… Pelo sim, pelo não, compra-o.
Depois de o leres, se, por singular acaso, tiveres gostado dele, terás de comprar muitíssimos mais exemplares. São excelentes prendas de aniversários, casamentos, divórcios, baptizados, e datas como Natais, Carnavais, Anos Novos, Páscoas, Pentecostes, vinte e cincos de Abris, cincos de Outubro, dezes de Junhos. Até para funerais. Oferecer o «Morte» na morte fica bem em qualquer velório que se preze. E, além disso, recomenda-o, publicita-o, propagandeia-o, impinge-o aos Amigos, conhecidos, desconhecidos & outros, SARL. Os euros estão tão raros e... caros...
++++++++++++
A editora da obra é a Via Occidentalis (occidentalis@netcabo.pt) cujo site é www.via-occidentalis.blogs.sapo.pt. Neste blogue podem ser consultados mais dados sobre o livro, cujo preço de capa é € 14,70. ATENÇÃO: Pode ser comprado pela Internet.
++++++++++++
NOTA IMPORTANTE: Este texto de apreciação e informação é similar em todos os casos em que o utilizo. Digo isto, para quem não surjam dúvidas ou suspeitas sobre a repetição em diferentes blogues. E para que ninguém se sinta ludibriado – ou ofendido… Há feitios que… Mas, sublinho, apenas o uso quando o entendo, isto é, quando gosto mesmo dos que visito. Nos outros onde também vou, se não gosto, saio sem comentários. Há muitos mais. Aqui na terrinha diz-se que «se não gostas, põe na beirinha do prato…»

Branca disse...

Olá Albertina,

Que bom que se sente ao nível das filhas, que bom que ainda é irreverente e gosta de brincar com tudo, pessoas "chatas" e vitimizadas já há muitas. A vida levada com humor é realmente vida, sem ele corre o risco de ser uma coisa sensaborona.
Eu sinto-me ainda sobrinha, as minhas tias ainda me dão tanto amor e também tia, embora só tenha 2 sobrinhos, porque só tenho uma irmã e o meu marido um irmão (que família tão pequena para o que estava habituada, cresci com 9 primos à volta de mim, era a mais velha da trupe, para além de outros 4 do lado paterno). Também nunca se deixa de ser filha e cada vez nos vamos sentindo mais próximas dos nossos pais, os irmãos cada vez gostamos mais deles, os mais novos passam a compreender melhor a nossa idade e vice-versa; mães seremos até ao fim da vida e mulheres também, são tudo experiências acumuladas com os anos e não é por isso que deixamos de ser nós mesmas. Às vezes até nos sabem bem uns bocadinhos solitários para estarmos connosco, mas se calhar quando a solidão fôr maior não vamos gostar assim tanto.
É verdade que os cinquenta são uma idade de balanço, uma viragem em que sentimos que temos que viver a vida antes que ela nos fuja, pois então vivamo-lo porque não? Desde que não atropelemos os outros, é uma idade em que tudo(?) nos começa a ser permitido...!?
Já não vamos ter outro meio século e na verdade é a idade em que começamos a não nos prender demasiado com coisas mesquinhas ou inúteis, em que nos permitimos ter outra serenidade perante os obstáculos ou aqueles seres que normalmente são irritantes.
Não estamos nem para aí virados em ser iguais a toda a gente e se já éramos assim, melhor, portanto está muito bem, seja essa Albertina que acha que deve ser.
É aos 50 que voltamos a ser adolescentes, não sabia? Pois fique a saber e viva a vida!
Aprendemos a viver um dia de cada vez, o melhor que podemos, mesmo que nem sempre seja como queremos.
E quanto ao publicar coissa sérias e profundas ainda não vi cá nada que não o fosse. Não é este texto tão profundo, tão interrogativo, tão convidativo à reflexão?
Mesmo que brinque quem é inteligente lê nas entrelinhas e no fim disto tudo que tal uma boa gargalhada?
Não há como manter sempre a criança que temos dentro de nós e acordarmos espantados com a vida que temos à nossa frente...!
Ela surpreende-nos todos os dias.
Beijinhos
Branca

Anónimo disse...

Para já, Albertina, nem rir nem chorar.
Pensar, é o que é.

Bj

paula machado disse...

olá Albertina

não mude para uma mulher séria e sem sorrir e sem divertir
deixe liberta a criança que há em si
já vasta a vida quando temos que olhar para ela (todos os dias)tão séria que é
apesar de ser tia não deixe de ser sobrinha,brinque porque amanhã quem sabe se nos cá estamos para brincar
eu amanhã vou fazer 41 anos e adoro brincar quanto mais velha pior estou e se não fosse assim não sei!!! acho que não aguentava de dura e séria que é a vida

desculpe utilizar o seu cantinho peço que hoje se faça uma corrente positiva para o Andre para os exames estejam todos bem

beijinhos do tamaho do Mundo

Carecaloira disse...

A idade não importa, o que conta é ser feliz e sorrir.
Às vezes há pessoas com 20 anos que parecem ter 60, pela falta de alegria, pela maneira como encaram a vida. Pelo que percebi não é o teu caso, até te sentes bem próxima das tuas filhas, por isso toca a arrebitar!

Afinal, viraste nossa tia mas continuas a ser também sobrinha.

A idade não interessa, o que importa é a "cuca"

Beijocas tia

Unknown disse...

Olá entâo já estamos bulindo isso é que é bonito sim senhora, as fériazitas já foram para o ano há mais hehehe.
Sobre o tema, tanto mas tanto haveria para dizer mas hoje vâo me desculpar nâo vou dizer nada ,alem do mais eu que já nasci tio e sobrinho nunca senti nenhum peso nem nenhuma dor no peito no entanto já há alguns anitos que reparei que as escadas já nâo se sobem dois em dois degraus mas afinal para que servem os elevadores senâo para nos elevarem para as alturas.....
As coisas sérias e profundas ficam com outro encanto polvilhadas com um pouco de humor que a Albertina tâo bem consegue colocar nos seus escritos .
Meio século eu prefiro cinquenta anitos um numero interessante , redondo eu gosto de coisas redondas como as bolas de berlim com creme hehehe
VIVA A VIDA COM AQUELES QUE AMAMOS
beijocas só faltam 2 dias para o chazito tá bem ?
chau

sofia disse...

Boas

Se aos cinquenta volta-se a ser adolescente então estou mais descansada ,acho que nunca vou chegar a ser adulta sinto-me a maior parte dos dias uma gaiata...nos ideais e nalgumas atitudes,espero nunca perder a inocência e alegria de viver,seja em que fase de crescimento fôr.
Fiquem bem.
Sofia

paula machado disse...

olá Albertina

passei só para lhe desejar uma boa noite

beijinhos do tamanho do Mundo

To e Li disse...

Olá Albertina !!!
Este post encaixa na perfeição... Então não é que eu sinto exactamente a mesma coisa?
Com 20 anos ganhei um monte de sobrinhos, e que confusão, eu tão novinha a precisar tanto de tias...
Hoje já tenho sobrinhos netos!!!
Sabe Albertina que nunca me senti tia, ainda hoje me sinto sobrinha, irmã,prima etc...
E não me identifico nada com a minha idade, apesar de ser quarentona assumida(nunca escondi a idade) aceito as rugas (apesar de usar imensos cremes).
Por isso tudo eu entendo a sua crise de identidade.
Agora a resposta:
Não há idade para nada, tudo depende da personalidade de cada um, existem velhos novos e novos velhos.
Beijinhos
Linda

Anónimo disse...

Não é crise de identidade.
Não é crise da idade.
É crise de (ident)idade!

Sabe o que lhe digo?
Todos nós somos filhos deste e daquele, depois esposas do outro e netas daquele e sobrinhas daquele outro. Mães do tal e tal.

Acredito piamente que o efeito boomerang surge. Pois também alguém é primo da ovinho, afilhado da prima da ovinho, filha da ovinho...

Percebe o efeito inverso?

A nossa idade?

Dava-me 37 anos? Com toda a certeza que não!

A tia é uma adolescente com meio século e é, em simultâneo, uma cinquentona jovem!

Que maravilha, que privilégio poder sentir-se assim!
Daqui a 13 anos eu sentir-me-ei como a tia se sente agora? Deus mo permita!
Pobre de mim se no meio século da minha vida eu viver APENAS como se tivesse 50 anos...

se bem que saio daqui com uma GRANDE dúvida: o que é viver os 50 anos de forma adequada? Isso existe?

Não!

A prova disso é o que hoje todas pudemos viver: a igualdade das nossas diferenças, todas juntas ali. Com todo o respeito, harmonia que baste! Vocês, tias maduras, jovens e nós, jovens, com maturidade!

Beijo imenso em si, minha doce tia!

(estive a ler o conto digital no blog da Tia Elvira. Vou agora folhear, antes de apagar a luz da mesinha de cabeceira, o Papalagui, oferecido, hoje, pela Tia Branca.

Vê?!?! Têm tanto para nos dar e nós tanto para receber!

Quem sou eu?
Sou a sobrinha da Albertina! :)
Mas poderia perfeitamente dizer que a Albertina é que era a minha tia!

Que importa?

Mais um beijo. Imenso, também!

Anónimo disse...

Aqui também há efeitos boomerang?

Vou-me já embora ;)

Mrs. Sea disse...

Fartei-me de rir com este post! Sabes o que eu digo?! Continua a ser tudo ao mesmo tempo com o espírito que manténs os 50 ficam sempre no BI... Cá fora é muito mais nova que isso! :)

Bjins

SQMA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SQMA disse...

Albertina, este seu post, está o máximo.

Acho que todo o ser o humano, uma certa altura da vida tem uma crise de (ident)idade (como diz o ovinho), tem haver com a vida stressada que vivemos presentemente, nem temos de assentar uma ideia, que logo aparecem mais umas quantas...

Essa sua mistura de seriedade com rebeldia só é saudável, e quer saber, viva e viva fazendo tudo o que lhe der mais vontade, afinal não existe nenhum padrão de vida fixado como o ideal para ser feliz.

Seja muito feliz.

Lisa disse...

Albertina,

Tenho andado um pouco ausente, e ainda não tinha vindo cá, mas gostei muito do seu post.

É certo que mais importante que a idade é o estado de espírito, e esse já se revelou muito alegre e bem disposta. Bem podia ser confundida com uma teenager.
Deve ser uma delícia ser sua filha!

Continue a viver a vida com essa intensidade, alegria e boa disposição.

Beijinhos

Lisa

Albertina disse...

Passo a "re"comentar:

Antunes Ferreira - já o li em quase todos os blogs. Obrigada pelas informações.

Branca - Acho que sabe que concordo com tudo o que diz... Concordamos sempre! Deve ser da idade... :)))

Observador - Pensar... gosto! Efeito boomerang? Não é como têm sido as nossas conversas no msn?

Paula - 41 anos é bom! Fui feliz aos 41.

Careca - Realmente sinto-me mais próxima dos 20 do que dos 60! :)

Jorge - Também acho intressante esse número do meio século. Mas às vezes tenho medo, que quer?

Sofia, Dani e Mrs Sea - Não tenham medo de chegar aqui. Realmente, apesar do post, não me sinto "cota"... Acho até que estou melhor do que era dantes. sei mais umas coisitas!...

Linda e Lisa - é isso! A idade que importa mesmo é a da alma!

Ovinho não registado - Acertáste! Todos somos filhos, antes de sermos pais, sobrinhos antes de tios, etc. Felizes os que conseguimos acumular. E eu sou feliz. Sou filha, mãe, sobrinha, tia...
E não, não te dava 37 anos! Nem 20!
(só não gramei o termo "cinquentona"... ainda não interiorizei... vou ser quarentona mais 4 meses...) :)))

Beijinhos a todos

Albertina

paula machado disse...

olá Albetina

passei para lhe deixar um beijinho e uma noite feliz

beijinhos do tamanho do Mundo

Elvira Carvalho disse...

Há quase um ano quando eu fiz 60 anos eu fiz um post muito parecido com esse. Excessão feita às personalidades que tem na família, que a minha não é famosa. Só que o meu post, terminava mais ou menos assim. Agora que deixei de ser a filha de... a mulher de... a mãe de... e pensava enfim ser apenas a elvira carvalho, descobri que perdi de vez a identidade. Porque a partir dos sessenta ninguém tem nome. Todo o mundo é o/a sexagenário/a.
Um abraço, bom fim de semana e mão pense mais nisso. Toca a todas...

CA disse...

Olá Albertina.
Antes de mais: Parabéns! Parabéns pelo blog, pelos posts, pela disposição......
Já tinha vindo visitá-la, mas, só hoje, me apercebi que também é de Leiria. É de Leiria (cidade), periferias ou distrito?
Agora fiquei curiosa... Somos vizinhas! Responde-me? (a curiosidade matou o gato!)
Beijinho
CA

Teresa disse...

Recomentando o seu recomentário:
o que me vale é a minha maturidade infantil! Daí os meus reais 37 anos, aparentando menos de 20.
Prefiro assim. Prefiro os meus maduros irreais 20 anos aos calamitosos 37!
aliás, fico a pensdar se haverá um comportamento padrão para cada idade. A seguir a rigor... Deve haver, mas ainda não me veio parar às mãos tão douta obra de boa conduta. Nem quero tê-la!
Também não deve ter passado por si essa douta obra! E que bom!
Que daqui a 13 anos cá estejamos as duas para me chamar a mim cinquentona! E quem me dera sê-lo seguindo o padrão do seu meio século! :)

Mas eu vinha mesmo desejar-lhe um fim-de-semana recheado daquilo que gostaria de fazer! :)

Beijo imenso!

*

Anónimo disse...

Albertina,
tenho 47... sou sobrinho!
A juventude não tem idade. Quem perde a capacidade de ser criança não terá grandes horizontes de vida. O BI indica o nºo de anos percorridos. Não a juventude.
Gostei de conhecer o blog

Saudações e um sorriso

To e Li disse...

Albertina!!!
Estive tão perto e tão longe...
Hoje recebi ordens para vir para cima, estava a contar que ia a Leiria, mas fica para a semana ok?
Ah!!! Ontem provei morcela de arroz, acho que me sabia melhor se fosse ai em Leiria...
Beijinhos
Linda

Lisa disse...

Albertina,

Como diz a minha piminha Ovinho, só queria chegar aos 50 anos, com esse espírito.

Um beijinho para a minha tia fofinha.

Lisa

paula disse...

o k importa é ser quem é....e eu gosto muito de si...
feliz aniversário para os seus pais e beijinhos ao mano
Paula Padinha

Graça Lopes disse...

No dia 27 li este post. Gostei do texto que mostra uma Albertina cheia de sorte por ter uns pais maravilhosos, irmão, filhas e até maridos que lhe "tiraram" a identidade! Fiquei com vontade de comentar esse "medo" dos 50.
Nesse dia, 27 de Agosto, perdi uma prima com 45 anos. Como ela gostaria de ter festejado 50!
Hoje voltei aqui para comentar. Afinal até não doi muito! Eu já fiz 50, 51 e 52 e só peço a Deus que quando fizer 85, que é a idade da minha mãe me "deixe" estar aqui a comentar os meus blogs favoritos, ou então numa festa daquelas do MESSENGER! Beijão

Branca disse...

Albertina,

Vinha aqui desejar-lhe uma boa noite e já me comovi com a Graça, mas agora de repente ao pensar numa festa de grupo no messenger com 85 anos sorri-me ao imaginar o que diríamos, se já agora não sai nada de jeito...?!
Hi!hi!hi!
Só se fosse a Graça a impôr respeito!

Devo esclarecer que a mãe da Graça
é uma senhora muito querida e simpática, terna e sorridente, quem nos dera chegar à sua idade assim!

Graça, desculpe a brincadeira, segui o seu bom humor e o seu texto do qual se pode e deve tirar conclusões muito mais profundas.
Quanto à sua prima já tínahmos falado, por isso ultrapassei esse acontecimento neste comentário por razões que compreenderá.
Sei que gosta de aliviar um pouco estas tensões a que estamos sujeitos, aceite a brincadeira como um carinho meu.
Mil beijinhos para a Albertina e outros mil para a Graça.
Branca

Albertina disse...

Respondendo:

Paula Simões - beijinho também e obrigada pelas visitas...

Elvira - Quero ser uma sexagenária como a minha amiga... Não pare de ser linda!

Cris - obrigada pelos elogios e volta sempre. As informações enviei por mail.

Ovinho - obrigada, sobrinha, pelas palavras sempre meigas. Também quero comemorar os teus 50 anos - e podes ter a certeza que te chamarei cinquentona!

mr - obrigada pela visita e pelas palavras sábias. Volte sempre, a casa é sua.

Linda - outro dia será... e só eu é que sei onde há morcelas boas!

Lisa - outra sobrinha meiga! obrigada e beijinhos

Paula - obrigada a dobrar. também gosto muito de si e mais ainda da nossa Princesa!

Graça - Tocou na ferida... e garanto-lhe que doeu (mas como diz o povo - o que arde cura). Realmente só tenho que agradecer a Deus ter quase 50 anos e uma vida tão cheia de experiências - boas e más.
E quanto ao msn aos 85 anos - não acredito! Na altura as coisas estarão mais avançadas e poderemos estar todas (em hologramas) aqui no sofá a beber uns copos!

Branca - acho que já expliquei acima como vão ser os nossos serões daqui a 30 anos! E nós "as tias" fescas que nem alfaces a acalmar as crises de idade das sobrinhotas!!!!

Beijinhos doces a todos os que cá têm vindo (mesmo os que não escrevem... eu entendo, o pessoal é tímido...)


Abertina

mariana, a miserável disse...

"-como está ela?
-ela esta triste por tua causa..
-mas o que é que eu fiz?
-ora pensa lá bem, há uma semana respondeste-lhe mal"

"mal?mas nós fomos comer um crepe..e no outro dia fui ter com ela..ela está mal por MINHA causa?"

e lá vou eu ter de explicar a ti, que me conheces desde que nasci, como sou..

sou um bicho do mato
sem vontade de falar
com dificuldade em interagir com pessoas
tenho pouquissimos amigos
mas sou genuina
e sempre me perguntei porque é que os outros não o sao
sei que posso magoar
mas preocupo-me
e tenho sempre sempre quem eu realmente gosto em mente

nunca minto
nunca omito

a senhora da pastelaria sabe que não morro de amores por ela e que nao sou muito simpatica
as infelizes e raras pessoas por quem não nutro grande amor sabem que comigo nao vale a pena disfarçar..

poucos gostam de mim
mas esses poucos sabem que só me perdem quando eu morrer
e apesar de pensares que não és uma dessas pessoas e que me esqueço de ti..és

não sou doce..mas sei amar
não sou católica..mas tenho moral

sei que as vezes é preciso beijinhos e abraços..
mas há outras provas..

portanto deixo aqui um pedido de desculpa..
se é que este texto em modo de explicação não foi já parte disso..

mas, tu já me conhecias

Tony Madureira disse...

Olá,

Todas as idades têm o seu encanto.
Vive a vida e um dia de cada vez.

Beijinho

paula machado disse...

olá Albertina

só passei para lhe desejar um boa noite e uma optima semana

beijinhos do tamanho do Mundo

Lisa disse...

Bom dia Tia fofinha!!!

Passei para deixar um beijinho.
Tenho andado mais ocupada, e à noite, quando costumo aproveitar para escrever, tenho me perdido numas "festarolas" no msn com umas miúdas muita loucas...que delícia!
A tia sabe do que falo (risos).

Fique bem.

Beijinhos

Lisa

Albertina disse...

Bem, acho que vou dar por encerrado este post...

fifi - claro que te conheço (melhor do que ninguém). claro que te desculpo (embora erres muito pouco). claro que sei o quanto me amas (que só é um bocadinho menos do que te amo a ti). claro que há mais coisas para além de beijos (mas, às vezes, as mães também querem colinho...).e o crepe era muito bom...

tony madureira - obrigada pela visita. a casa é sua...

lisa - festas no msn? hum... não estou a ver... eu até me deito com as galinhas! jokas.


Albertina

SQMA disse...

Hoje passo apenas, para deixar um beijinho e desejar um bom final de tarde...

bjs

Lisa disse...

Albertina,

A vida nem sempre é justa. Nem sempre é como a desejamos.
Nós é que temos de erguer a cabeça, enfrentar os problemas e faze-los pertencer ao passado.
Aquilo que não nos derruba, torna-nos mais fortes.
A Titi faça a sua parte, que eu faço a minha. A união faz a força.

Um fim de semana um pouco mais colorido para a minha Tia fofinha.

Beijinhos

Lisa

Anónimo disse...

[color=red]The Most Affordable XRUMER/BACKLINK SERVICE Online!
The EFFORTLESS and POWERFUL WAY TO BUILD MASSIVE # OF BACKLINKS
[color=black]
200,000 BLASTS of your URLs+ Anchor Tex, message, pictures (can be spinned) etc
$10 USD (shared with other clients like a carpool), or
$25/200k for exclusive!(you control EVERYTHING)
$50 Exclusive @ 500,000 blasts.
(Complete reports will be given to clients)

[IMG]http://img697.imageshack.us/img697/1540/arrowdownh.gif[/IMG]
For orders, questions or concerns? Email: [u]formless.void47 at gmail.com [/u]
Note:
1. For STRICT Whitehat sites, it is advised to create buffers to pass on linkjuice. i.e. social bookmarks, cloaked pages etc.
You can blast the site directly, but it entails risk.
Using buffers are 100% safe, speaking from experience.
2. Xrumer is a very technical tool. Just describe to me what sorts of effects you want and well make it happen!
If you want to buy Xrumer?
>>>>> http://cloakedlink.com/chzgykebsd <<<<<<

[color=black]
-------
CLIENT 2 SAMPLE SPACE FILLED WITH URLs,Pics and Keywords
search engine optimization tools seo health check seo dublin seo pros beanstalk seo indiana seo seo writing services best seo books seo web design london raleigh seo seo delhi best keywords seo expert delhi buy back link seo expert affordable seo services uk seo secrets rock shirt seo specialist seo reading seo roi seo toolset seo affiliate seo law Xrumer 29 baidu seo Buy Xrumer seo software best whitehat seo leeds canadian seo seo elite 3.2 seo team seo studio enterprise edition seo consultants directory seo gold seo link building generic buy Buy Permanent One Way Links open source seo software north carolina seo seo perth seo resources buy cuff link Xrumer 30 cheap seo india seo tactics seo services mumbai free search engine submission software seo optimization tips

-----
CLIENT 3 SAMPLE SPACE
[url=http://provenheightincrease.co.cc/ebook/growing-taller-fast]growing taller fast[/url] http://provenheightincrease.co.cc/ebook/growing-taller-fast

[url=http://herpescures.co.cc/drugs/Herpes-The-Mouth-Genial-Herpes-Herpes-Urethritis.html]herpes the mouth genial herpes herpes urethritis[/url]

http://electroniccigs3.sosblog.com/-b/Buy-ultra-wizard-smokes-reviews-Buy-canofbudscom-reviews-Buy-internationalodditiescom-reviews-b1-p1.htm Buy ultra wizard smokes reviews Buy canofbuds.com reviews Buy internationaloddities.com reviews

[url=http://vieragx1tcp50x1503.blogspot.com/2009/12/panasonic-viera-x1-series-tc-p50x1-50.html]PanasonicVIERAX1SeriesTC-P50X150-Inch720pPlasmaHDTV[/url]


-----
CLIENT 4 SAMPLE SPACE
[url=http://provenheightincrease.co.cc/ebook/trendy-shoe-that-increases-my-height]trendy shoe that increases my height[/url] http://provenheightincrease.co.cc/ebook/trendy-shoe-that-increases-my-height

[url=http://growyourdick.co.cc/penile/used-to-increase-penis-size]used to increase penis size[/url] http://growyourdick.co.cc/penile/used-to-increase-penis-size

http://teethwhiteningstripsreviews.info/xr/dental-teeth-whitening.html

http://buycheapplasmatv.info/cgi-bin/index.pl?=hdtv-transmission [url=http://buycheapplasmatv.info/cgi-bin/index.pl?=hdtv-transmission]hdtv transmission[/url]

[url=http://teethwhiteningstripsreviews.info/xr/Wychavon]Derby white light tooth whitening system arctic white tooth whitening cheapest teeth whitening Nagasaki tooth whitening franchise white light teeth teeth wyhitening smile tooth whitening illumine[/url]

-----
CLIENT 5 SAMPLE SPACE
[url=http://cheapxrumerservice.co.cc]Cheap Xrumer Service[/url]
[url=http://cheapxrumerservice.co.cc]Cheapest Xrumer Service[/url]
[url=http://cheapxrumerservice.co.cc]Best Xrumer Service[/url]
--------
http://cheappleodinosaurprices2.wetpaint.com/##Pleo A Ugobe Life Form Pleo Auction Pleo Best Pleo Dinosaur A Ugobe Life Form Pleo Dinosaur Price

http://cheaphdtvplasma.co.cc/television/plasma-tv-faults [url=http://cheaphdtvplasma.co.cc/television/plasma-tv-faults]plasma tv faults[/url]

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта casadaalbertina.blogspot.com

Anónimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casino bonus[/url] hinder the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]free casino bonus[/url] manumitted no deposit reward at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]free casino
[/url].